global.stay-tuned

Leitura na educação infantil: o início de grandes descoberta

Leitura na educação infantil: o início de grandes descobertas

Leitura na educação infantil: o início de grandes descoberta

A leitura é uma das formas primárias que permitem o contato e a compreensão do mundo. Na educação infantil, compreender a importância dos livros e das histórias é também colaborar para o desenvolvimento motor, cognitivo e intelectual das crianças. Como resultado, elas crescem com maior capacidade para interpretar, de forma crítica, os acontecimentos ao seu redor.

Mesmo antes de aprender a ler, os pequenos se encantam ao ouvir contos. Da mesma forma, se apaixonam por manusear os livros e aprender com os desenhos, as cores e os personagens. Esse contato inicial com os livros é responsabilidade de toda instituição de ensino. Mas, não só. Para que as crianças criem o hábito da leitura, é fundamental que haja incentivo em casa.

No ambiente familiar e na escola, ler deve ser uma atividade natural e prazerosa. Por isso, é importante criar exercícios que promovam a leitura de forma dinâmica e interessante. Além disso, a participação em aula é estimulada, desde cedo, para que a criança entenda e converse sobre as histórias.

Os benefícios da leitura

A lista de vantagens que a relação com os livros garante para a vida de qualquer indivíduo é longa. Ainda assim, é possível observar que existem benefícios que ficam em evidência facilmente. Durante a educação infantil, os destaques são para:

  • Estímulo à criatividade: a leitura incentiva a imaginação e a criação de novas histórias pela própria criança.
  • Aquisição de cultura: com os livros, o aprendizado vai além da escola e permite o acúmulo de conhecimento.
  • Ampliação do vocabulário: o contato com diferentes textos permite que, todos os dias, os pequenos aprendam novas palavras e enriqueçam as habilidades de comunicação.
  • Desenvolvimento da escrita: ler com frequência ajuda na alfabetização e  melhora a construção narrativa.
  • Aumento da concentração e da disciplina: uma criança com hábito de ouvir e ler histórias tem mais facilidade para prestar atenção nas aulas e nas demais atividades de sua rotina.

Finalmente, os livros são a porta de entrada para grandes descobertas. No Colégio Adventista, o trabalho com a leitura na educação infantil é feito em parceira com a família. É o momento de dar os passos iniciais, apresentando toda a base da construção do saber das crianças.

Ficou interessado? Conheça nossa rede de ensino!