global.stay-tuned

Como as atividades lúdicas ajudam na alfabetização

Como as atividades lúdicas ajudam na alfabetização das crianças?

Como as atividades lúdicas ajudam na alfabetização

As atividades lúdicas são os exercícios que, mais do que ensinar e propor conhecimento, têm como objetivo divertir quem as pratica. Em sua aplicação, elas incluem jogos, competições, representações teatrais e musicais. Durante a alfabetização das crianças, essas oportunidades de brincar são também a melhor forma para um aprendizado efetivo.

Ao levar tarefas recreativas para a sala de aula, fica claro o entusiasmo dos alunos em relação ao que está sendo ensinado. Quando a criança está aprendendo a ler, é fundamental que a linguagem, o pensamento e a concentração sejam estimulados de forma natural. Brincando, há o incentivo à curiosidade e à confiança para aprender cada vez mais.

O desenvolvimento social com atividades lúdicas

A utilização de jogos e brincadeiras na escola contribui, entre outros fatores, para a formação de atitudes sociais. Isso significa que elas aprendem, diariamente, lições sobre respeito mútuo, cooperação nos trabalhos em grupo e interação. Além disso, com o lúdico, a construção do conhecimento com criatividade desperta o interesse pelo novo.

Nesse universo, as crianças começam a expressar seus sentimentos com maior facilidade. Como resultado, desde pequenos, aprendem a aceitar e debater diferentes opiniões, exercer a liderança e seguir orientações. Tudo isso compartilhando momentos de alegria e crescimento coletivo.

A importância da aula de artes

Ainda no campo lúdico, as artes também possuem papel importante na alfabetização das crianças. O desenho, muito presente no cotidiano infantil, faz com que as dificuldades com a caligrafia sejam reduzidas. Afinal, escrever é desenhar letras que, juntas, criam um significado.

A arte é entendida como conhecimento e linguagem. Criar meios para que as crianças se expressem através dessa linguagem auxilia na comunicação, trazendo cores, formas e movimentos novos para a rotina. Assim, os alunos constroem um repertório próprio de símbolos que chamam atenção para a leitura de tudo ao seu redor.

No Colégio Adventista, toda essa pedagogia é baseada nos princípios bíblico-cristãos. Desde cedo, virtudes como humildade e integridade são trabalhadas para que, não só o período de alfabetização, mas toda a formação escolar seja completa. Conheça nossa rede de ensino!