global.stay-tuned

Professora tem método de ensino exposto no Vaticano.

Sem fronteiras: conheça a professora Nirlene, que teve o método de ensino exposto no Vaticano

Professora tem método de ensino exposto no Vaticano.

Parte do corpo docente do Colégio Adventista de Juiz de Fora, Nirlene Faria de Souza rompeu fronteiras e inspirou uma arte que foi parar no Vaticano. A professora de música e matemática conquistou o coração dos alunos ao usar sua criatividade – e um sonho – para ensinar a eles as notas musicais em pentagrama.

A história começou quando Nirlene percebeu a dificuldade dos estudantes de música para memorizar os sinais gráficos e sonoros que representam as variações do som. Com o desafio de encontrar um método que facilitasse o ensino, a professora chegou a sonhar que sua mão era um pentagrama e cada dedo representava uma linha da pauta de notas.

No dia seguinte, levou seu sonho para a sala de aula: desenhou a mão no quadro, e o método logo fez efeito. Os aprendizes encontraram nele uma forma simples e objetiva de aprender e gravar o que é necessário nas músicas. A ideia foi, ainda, bem-sucedida a ponto de motivar uma obra de arte criada por uma aluna.

A pintura exposta no museu do Vaticano

O desenho da professora virou base para outra criação. Leila Huguenin, estudante de música, é, também, artista plástica e foi responsável por levar o método aprendido até a Europa. Lá, sua obra fez tanto sucesso que virou parte do acervo do museu do Vaticano. Assim, Leila tornou eterno o sonho de Nirlene.

A artista pinta desde os 14 anos e, há 10, expõe seus quadros no exterior. Quando viu o desenho no quadro branco, enxergou potencial. A pintura leva o nome da orientadora e foi premiada pela criatividade. A aluna conta que a ilustração, com um pedaço em branco, gerou curiosidade entre os críticos. Ela explica que essa parte significa o que ainda deve ser pintado sobre a vida da Nirlene e de tantas outras professoras que fazem história.